Notícias

voltar

Fez um Pix errado? Saiba como recuperar seu dinheiro

Não devolver um dinheiro recebido por transferência, por engano, pode ser considerado crime

Situação incômoda e, infelizmente comum, desde que o Pix se tornou a principal forma de transferências de dinheiro dos brasileiros, enviar e receber os valores de forma instantânea tem causado dores de cabeça e preocupações.

Saiba o que fazer em caso de transferência por engano:

A primeira coisa a se fazer depois de mandar um PIX por engano, de acordo com o consultor, é tentar entrar em contato com a pessoa que recebeu o valor.

Ao fazer a transferência, o usuário tem acesso aos dados pessoais do recebedor, como nome completo e agência bancária, então quem enviou o PIX pode usar essas informações para encontrar o destinatário e pedir a devolução. E se a chave PIX for celular ou e-mail, fica ainda mais fácil.

Não conseguiu entrar em contato?

É hora de fazer boletim de ocorrência e procurar a Justiça. Deverá dar entrada em um processo, falando que cometeu um erro e esperar a análise deste erro pelo juiz. Se assim considerar que foi um engano, o juiz exige que quem recebeu o pix devolva o dinheiro.

Não devolver um dinheiro recebido por transferência, por engano, pode ser considerado crime de apropriação indébita, com pena de 1 a 4 anos de prisão.

Recebeu um Pix errado?

Você precisará devolver assim que perceber o equívoco. O próprio PIX possui um botão “devolver”, assim, o dinheiro é estornado com rapidez.

Casos de golpes

Para casos de golpe envolvendo PIX, o Banco Central conta com uma ferramenta chamada Mecanismo Especial de Devolução (MED). Por meio dele, o banco inicia um procedimento para analisar a fraude e, se possível, devolver o valor.

O primeiro passo precisa ser entrar em contato com o banco para que a instituição consiga iniciar o MED e bloquear o valor da conta do fraudador, antes que ele saque o dinheiro ou o transfira para outro lugar.

Sempre contate um advogado no caso de dúvidas quanto às devoluções de valores por PIX, evite promessas milagrosas de como recuperar seu dinheiro.