Notícias

voltar

Caso Americanas: O que é Risco Sacado?

Depois de um turbilhão de informações sobre os problemas com as Americanas, resolvemos mostrar alguns fatos interessantes sobre o tema

Depois de um turbilhão de informações sobre os problemas com as Americanas, resolvemos mostrar alguns fatos interessantes sobre o tema

O risco sacado consiste, basicamente, na antecipação por parte dos fornecedores de títulos ou notas fiscais a receber de seus clientes, onde a fonte financiadora antecipa o valor a pagar para o fornecedor na data de solicitação e recebe posteriormente do cliente na data de vencimento, daí o nome “risco sacado”.

Em suma, o fornecedor se utiliza da confiabilidade do seu cliente (comprador) com o banco ou fundo.

Além disso, o comprador pode colocar o caixa da sua própria empresa disponível para financiar as operações de antecipação de recebíveis.

Em síntese, apresento uma solução que pequenas, médias e grandes empresas disponibilizam a seus fornecedores para que eles possam antecipar o recebimento das vendas realizadas.

O mercado costuma dar vários nomes a essa modalidade: confirming, forfait, desconto de recebíveis, antecipação a fornecedores, entre outros.

Mas aqui usaremos apenas operação de risco sacado e antecipação de recebíveis.

Como funcionam as operações de Risco Sacado?

Para que essa solução seja atrativa ao mercado, precisa ser simples e rápida para todos envolvidos.

Falando um pouco a respeito dos envolvidos nessa operação, temos 4 personagens importantes:

  1. O sacado (comprador), que tem a obrigação de pagar conforme seu contas a pagar;
  2. O cedente (fornecedor), quem tem o direito creditório a receber;
  3. A fonte financiadora, que pode ser uma instituição financeira, um FIDC (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios), Factoring ou o próprio sacado se ele dispor de recursos para isso;
  4. O sistema, que vai unir todas as partes e pelo qual vai transacionar essas operações.

Veja detalhadamente o que acontece:

Por exemplo, quando o fornecedor faz uma venda a prazo de 30 dias e emite uma nota fiscal a pagar pelo comprador, a partir do momento que essa NF estiver performada, a mercadoria entregue ou o serviço prestado, podemos dizer que esse direito a receber do fornecedor está elegível para ser antecipado.

O sistema contratado vai poder identificar todos esses compromissos a receber do fornecedor ficando disponível para o fornecedor simular e contratar a operação quando for mais vantajoso.

Os títulos que não forem antecipados até a data limite — sete dias do vencimento, por exemplo —, sairão automaticamente do sistema de antecipação e voltarão para o agendamento de pagamento do título no prazo determinado.

Apesar de várias personas envolvidas, tudo isso ocorre com poucos cliques, por meio do nosso programa de crédito simplificado e automatizado.

Veja o Fluxograma Abaixo:

Na figura 2, mostramos como funciona a antecipação a partir do caixa do próprio sacado:

Acredito que tenha ficado mais nítido a partir dos fluxogramas. Agora vamos às vantagens tanto para o sacado quanto para o cedente.

Quais são as vantagens do Risco Sacado?

Existem diversos benefícios do risco sacado, tanto para o comprador quanto para o fornecedor.

Nesse sentido, separei as vantagens desse tipo de crédito, veja abaixo:

Para o cedente

Os cedentes, ou fornecedores, precisam diminuir o ciclo do fluxo de recebimentos, de modo a honrar com todas as suas obrigações e dispor de recursos para melhores investimentos.

Sendo assim, o risco sacado oferece:

  • Aumento do poder de negociação;
  • Crédito com taxa mais acessíveis;
  • Dinheiro na sua própria conta;
  • Redução do endividamento bancário do fornecedor;
  • Isenção de IOF;
  • Isenção de aprovação de crédito individualizado por fornecedor;
  • Mais dinheiro em caixa no menor prazo (D+0);
  • Menor exposição ao risco do fundo ou banco;
  • Processo 100% automatizado.

Intuitivamente, por meio do programa de crédito de risco sacado, a Nexxera auxilia o fornecedor com a sua gestão financeira.

Com um menor esforço, sem riscos na operação e sem precisar justificar fins específicos para a utilização do recurso.

Vale ressaltar que o uso dessa ferramenta deve ser feito sob um planejamento orientado, servindo como suporte para melhoria dos resultados.

Para o sacado

Os sacados, ou compradores, precisam prolongar pagamentos para dar alívio ao seu fluxo de caixa e melhores condições para compra.

Imagine o seguinte: seu fornecedor só vende à vista, pois tem dificuldades em dar prazo para pagamento por conta das suas obrigações recorrentes.

E você, sacado, precisa de prazo para dar fôlego ao seu caixa, principalmente nos meses com maiores obrigações.

Dispor da operação de risco sacado lhe dá a oportunidade e a facilidade para negociar e alongar os prazos de pagamentos com seus fornecedores.

Além do mais, fortalece o vínculo, por dispor à sua cadeia de fornecedores, acesso a recursos financeiros quando mais necessitar.

Uma das grandes vantagens dessa ferramenta no seu negócio é que permite também rentabilizar seu caixa, à medida que usa os próprios recursos do sacado para a antecipação.

Por que antecipar o recebimento?

Com a operação de risco sacado, o comprador, por meio do seu caixa, consegue definir a taxa de antecipação que melhor atende ao seu fornecedor.

Esta taxa de antecipação aplicada se transforma em retorno para seu caixa, que costuma ter uma rentabilidade maior do que os investimentos tradicionais, tais como: CDB’s, fundos, operações compromissadas, entre outros.

Esta modalidade de antecipação não tem risco, pois você está adiantando ao fornecedor e liquidando uma obrigação do seu contas a pagar. Algo que você já teria de honrar, só que numa data futura.